domingo, 15 de outubro de 2017

QUESTÕES SOBRE PERSONALIDADE

1) Explique o conceito de personalidade

Personalidade é um conjunto de características, de elementos com formatação própria, relativamente estáveis e organizadas particularmente. Ela se revela de acordo com o ambiente, aprendizado e o meio em que o indivíduo está. A personalidade é um junção de traços psicológicos com o meio.


2) O que são barreiras situacionais, interpessoais e intrapessoais?

Barreiras são as frustrações na manifestação da personalidade. Ela se divide em três principais tipos: as barreiras situacionais que podem ser de dois tipos, a barreira física e a de ambigüidade. A primeira refere-se ao certo impedimento no bem estar psicológico, quando queremos resolver algo e temos dificuldade em atingir o nosso objetivo. Por exemplo, quando ao preparar o almoço, acaba o gás. A segunda refere-se a uma ausência de indicadores claros, que impede o indivíduo de realizar um objetivo. Por exemplo, ao assistir aula, falta energia e não há possibilidade da professora concluir o conteúdo. Ressalta-se que ambas são provisórias, transitórias, ou seja, restringem naquele momento. Essas barreiras atingem os indivíduos dentro das organizações. Quando tarefas e espaço organizacional não são bem definidos, torna-se difícil a conclusão dos objetivos. Há situação de ambigüidade quando uma pessoa é punida e recompensada pelo mesmo tipo de comportamento, em condições semelhantes.


3) Como a personalidade pode manter-se relativamente estável e, ao mesmo tempo, desenvolver-se?

A personalidade de mantêm estável com o decorrer do tempo, porém ela não deixa de sofrer influências do meio ao interagir com ele. Os traços psicológicos podem se desenvolver e se modificar. A organização desses traços psicológicos pode ser afetada profundamente pelo meio em que o indivíduo habita, ao mesmo tempo pode ser favorável ao impedir que o indivíduo se ajuste. Alguns fatores que podem levar o indivíduo se desintegrar da personalidade causando um desajustamento emocional são: as frustrações, as pressões físicas ou psicológicas e o stress que o indivíduo sofre.


4) Qual a relação existente entre personalidade e meio ambiente?


A personalidade é um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizadas de forma própria. Ela se revela na interação do indivíduo com o seu meio ambiente e individualiza a maneira de pensar, de ser, de sentir e de agir de cada pessoa. A relação entre a personalidade e o meio ambiente é que a personalidade muda com a interação com o meio, fazendo com que cada indivíduo internalize a vivência.


5) Quais os problemas encontrados da avaliação da personalidade encontrados pelos psicólogos?

A complexidade dos indivíduos tem sido um dos principais problemas encontrados pelos psicólogos na avaliação da personalidade. A multiplicidade verbal reflete a multiplicidade de traços de personalidade observados e dificulta o trabalho do psicólogo em identificar um número operável de traços úteis para descrever o indivíduo e predizer seu comportamento. Além disso, os traços psicológicos assumem dimensões e relevância diferentes, dependendo da situação que o indivíduo vive em cada momento determinado. Cada indivíduo possui características diferentes, modo de agir, de pensar, etc, que não dá para ser avaliados e comparados com o de outros indivíduos.

Mas, em princípio, nada mais é do que a própria dinâmica da personalidade, que as tentativas de avaliação psicológica pretendam inutilmente aprender.

Os testes de personalidade não constituem meio mágico de revelar as complexidades da pessoa. São métodos de provocar comportamentos em situações mais ou menos controladas. O valor preditivo dos testes de personalidade depende, em grande parte, da validade da teoria que relaciona o comportamento no teste com o comportamento que se tenta prever.


6- Qual a relação existente entre personalidade e meio ambiente?

· Dinamismo
· Desenvolvimento Continuo
· Influência
· Interdependência


7- Explique o conceito de personalidade.

Personalidade é um conjunto de características psicológicas que se modificam ao longo do tempo, resultado da interação com o meio, mas organizado de forma particular.


8- O que são barreiras situacionais, interpessoais e intrapessoais?

As situacionais são influencias provocadas pelo ambiente externo a situação e de forma não previstas; barreiras intrapessoais são provocados por fatores subjetivos e que não tem explicação lógica e as intrapessoais é originada das relações de conflito principalmente relacionado ao poder.


9- Quais os Problemas da avaliação da personalidade encontrados pelos psicólogos? 


· Impossibilidade de medir as características
· Multiplicidade de traços de personalidade
· Identificação dos traços uteis.


10- Qual a influência da estrutura organizacional sobre a personalidade de seus membros?

Dependendo das próprias características de personalidade de seus membros, pois os indivíduos comprometidos com o poder e o status conformam-se mais, pois os valores e motivos básicos levam ao conformismo a adaptação de seus sentimentos, pensamentos e ações as demandas do contexto social.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

APOSTILAS ENEM 2017 EM PDF - DOWNLOAD GRÁTIS

A Apostila Enem 2017 é disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Educação (MEC) nas escolas do ensino médio da rede pública de ensino e no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os conteúdos estão separados de acordo com as disciplinas cobradas na prova: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.



SOBRE O ENEM

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tornou-se ainda mais importante nos últimos anos, uma vez que mais de 90% das instituições de ensino superior públicas do país aderiram ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) como forma de ingresso dos alunos. Além disso, a adesão do Sisu por universidades de renome, como, por exemplo, USP (Universidade de São Paulo), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UNB (Universidade de Brasília), entre outras contribuem para o aumento de relevância do Enem.
Por isso, os alunos que desejam estudar em uma universidade pública devem se preparar intensivamente para o exame, pois devido esse aumento de relevância a prova do Enem está sendo considerada cada vez mais difícil pelos candidatos, mas segundo especialistas em educação, o aumento do número de candidatos devido sua importância, tornou o processo ainda mais seletivo, ou seja, para conquistar uma boa nota no Enem, é preciso estudar muito mais que há alguns anos atrás.
As notas de corte para cursos como Medicina, Direito e Engenharia são bastante altas nas principais universidades e apenas alguns candidatos conseguem atingir essas médias. Além do Sisu, como a nota do Enem também é possível concorrer bolsas de estudos em faculdades particulares pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) e financiamento estudantil através do FIES.

PREPARE-SE PARA O ENEM COM CONTEÚDO DE QUALIDADE. CONFIRA!



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domingo, 4 de junho de 2017

A favor da Redução da Maioridade Penal - A falta de maturidade ou a falta de oportunidade não constitui situação que autorize a pratica de infrações.

Os crimes ou contravenções praticados por adolescentes ou crianças são definidas como "atos infracionais" e seus praticantes como "infratores" ou, como preferem outros, de "adolescentes em conflito com a lei". As penalidades previstas são chamadas de "medidas socioeducativas" e se restringem apenas a adolescentes de 12 a 17 anos.
A questão da maioridade penal no Brasil é um grande desafio e que dificilmente poderá resolver de maneira isolada, o problema da criminalidade, não se resume na redução da maioridade penal envolve um conjunto de medidas sociais e de políticas públicas onde o Estado deverá ampliar a capacidade de fornecimento ao jovem às necessidades básicas como à educação, a cultura, o lazer além do preparo e qualificação desses jovens ao mercado de trabalho.
Aos institutos jurídicos que regulam o dia-a-dia dos Brasileiros é importante considerar que os sistemas de internação atualmente estão superlotados em todo o país e o número de crianças e adolescentes envolvidos no cometimento de crimes atualmente pode não ser tão alto, porém as ações desses jovens que cometem delitos evidencia que os mesmos não são tão imaturos e ingênuos, é certo que precisam de atenção especial como amparo da Família e do Estado. Porém se analisarmos do ponto de vista da responsabilidade penal aos dezesseis anos é possível questionar dois momentos. De uma parte, as leis castigam a traição e para prevenir um crime, faz com que nasçam cem.
A manuntençao da maioridade penal aos 18 anos no Brasil é defendida por meio de argumentos variados. Seus defensores acreditam que há uma imaturidade intrínseca ao adolescente menor de 18 anos, em geral, devido a formação de sua mente e valores morais. O adolescente muda de mentalidade constantemente, o que pode acabar recuperando-o. Que a reduaçao da maioridade penal não resolveria os problemas ligados à criminalidade e até poderia contribuir para agravá-los,  estimulando o crime organizado a recrutar jovens de uma faixa etária cada vez mais baixa.
Que todo menor de 18 anos deve ser protegido e tutelado pelo Estado, o qual deve zelar para que o adolescente, no futuro, não tenha sua vida adulta “manchada” por uma ficha criminal na adolescência.
Em 1940, o Brasil estipulou a maioridade em 18 anos. Antes disso, já foi 9 anos, já foi 14. Naquela época, os menores eram adolescentes abandonados que praticavam pequenos delitos. Não convinha punir esses menores como um adulto. Passaram-se 70 anos e hoje os menores não são mais os abandonados. O menor infrator, na sua maioria, é o adolescente que vem de família pobre, porém, não miserável. Tem casa, comida, educação, mas vai em busca de bens que deem reconhecimento a ele. As medidas do Estatuto da Criança e do Adolescente não intimidam. Eles praticam os atos infracionais, porque não são punidos na medida. A pena tem a função de intimidação, que a medida socioeducativa não tem. É importante saber que o crime não compensa, que haverá uma pena, uma punição.
A falta de maturidade ou a falta de oportunidade não constitui situação que autorize a pratica de infrações. A legislação não pode proteger condutas ilícitas e o cometimento de infrações por motivos financeiros constitui apenas mito, já que os adolescentes infratores envolvidos em atos graves normalmente não estão em situação de carência extrema.
Um menor de idade sabe que, em função de sua idade, poderá cometer quantos delitos puder, sabendo que terá uma pena branda e que ao completar 18 anos terá ficha limpa.
Independente de sua idade um adolescente de 14 anos ja tem capacidade o suficiente para dicernir o certo do errado e com essa idade já são capazes de cometer atrocidades. Contudo, ao completarem 18 anos voltam como cidadão com ficha limpa como se nada tivesse acontecido. E como ficam as famílias que sofreram e sofrem até hoje pelas atrocidades desse “menor infrator”?
Afinal, são capazes de matar, roubar, estuprar, fazem coisas que vão além da imaginação. Esses menores merecem sim uma punição mais severa como à aplicada aos adultos pois se são capazes de cometerem tamanhas atrocidades eles são capazes de responder pelos seus atos.
O caput do artigo 5º da Constituição assegura a proteção do direito à vida. A vida humana é o centro gravitacional em torno do qual orbita todos os direitos da pessoa humana, possuindo reflexos jurídicos, políticos, econômicos, morais e religiosos. Daí existir uma dificuldade em conceituar o vocábulo vida. Logo, tudo aquilo que uma pessoa possui deixa de ter valor ou sentido se ela perde a vida. Sendo assim, a vida é o bem principal de qualquer pessoa, é o primeiro valor moral inerente a todos os seres humanos.
Quem tira uma vida não pode voltar a sociedade como um cidadão de ficha limpa como se nada tivesse acontecido, deve carregar esse crime pelo resto da vida. Afinal, a família da vítima também carregará e mesmo que o perdoe, crime algum deverá ficar impune, pois, a criminalidade existe em consequência da impunidade.
Então não adianta um estatuto que protege o adolescente sem uma lei para puni-los.

O direito da criança e do adolescente em questão devem ser respeitados assim como o direito à vida que todos temos. 

sexta-feira, 2 de junho de 2017

POSSÍVEIS TEMAS DE REDAÇÃO PARA O ENEM 2017

Treinamento, dedicação e muita leitura é o segredo para uma excelente redação!


  •       Redução da maioridade penal no brasil;
  • ·         A homofobia no brasil;
  • ·         O conceito de família no século xxi;
  • ·         Inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira;
  • ·         A música popular como expressão cultural da sociedade brasileira;
  • ·         Redes sociais e seus impactos na vida das pessoas e na sociedade;
  • ·         Campanhas de vacinação;
  • ·         Pichação - arte ou vandalismo?
  • ·         Desvalorização da cultura: indígena, africana;
  • ·         Impacto dos serviços: netflix, uber;
  • ·         Maus tratos contra animais;
  • ·         Os desafios da inclusão social no brasil;
  • ·         O direito do idoso;
  • ·         O lixo e a sociedade de consumo;
  • ·         Crise hídrica e o impacto ambiental;
  • ·         O papel social da mídia;
  • ·         Os desafios da mobilidade urbana no brasil;
  • ·         Ditadura da beleza: limites entre estética e saúde; 
  • ·         Limites entre o humor e o bullying;
  • ·         Cidadania e participação política no brasil;
  • ·         Aumento da expectativa de vida: um desafio para o brasil;
  • ·         A sobrevivência da cultura indígena no brasil contemporâneo;
  • ·         Exclusão social e desrespeito aos direitos humanos no brasil;
  • ·         A relação das crianças e adolescentes com a tecnologia;
  • ·         A superlotação do sistema carcerário no brasil;
  • ·         Aedes aegypti;
  • ·         A mudança das energias não renováveis pelas renováveis, seus impactos, benefícios e mudanças causadas na vida das pessoas e do meio ambiente.
  • ·         Liberdade de expressão: a mídia, as redes sociais, são sinônimos de expressão e liberdade, porém é discutido até onde é possível exercer esse direito sem ferir o outro. 
  • Justiça com as próprias mãos; 
  • Manifestações populares;
  •  Descriminalização das drogas; 
  • Sustentabilidade das corporações; 
  •  Regulamentação do trabalho doméstico; 
  • Preconceito linguístico; 
  •   Deficientes físicos; 
  • Moradores de rua; 
  • Sistema previdenciário brasileiro; 
  •  Educação básica no brasil;
  •  Direito à água; 
  • Esporte como transformador social. 




segunda-feira, 15 de maio de 2017

ORTOGRAFIA

A ortografia é a parte da língua responsável pela grafia correta das palavras. Essa grafia baseia-se no padrão culto da língua.

O fonema S:

Escreve se com S: as palavras substantivas derivadas de verbos com radicais em nd, rg, rt, pel, corr, e sent: pretender - pretensão / Expandir - expansão / ascender - ascensão / inverter - inversão / aspergir - aspersão / submergir - submersão / divertir - diversão / impelir - impulsivo / compelir - compulsório / repelir - repulsa / recorrer - recurso / discorrer - discurso / sentir - sensível / consentir - consensual.

Algumas palavras com S: 

ânsia
cansar
consenso
espiar
espreitar
estender
estrangeiro
misto
mistura
ofensa
pretensioso
aplauso
coisa
repouso
camponês
japonês
japonesa
gasoso
gostoso
cheiroso
dengoso
horroroso
pus 
puseste
pusera
quis 
quiseste
quiser
quisera
análise
analisar
pesquisa
pesquisar
paralisia
paralisar
francês
francesa
marquês
marquesa
camponesa

Escreve-se com SS: Os nomes derivados dos verbos cujos radicais terminem em gred, ced, prim, ou com verbos terminados por tir ou meter: agredir-agressivo / imprimir-impressão / admitir-admissão / ceder-cessão / exceder-excesso / percutir-percussão / regredir-regressão / oprimir-opressão / comprometer-compromisso / submeter-submissão. 

*quando o prefixo termina com vogal que se junta com a palavra iniciada por "s". Ex.: a + simétrico-assimétrico / re + surgir-ressurgir. 

*no pretérito imperfeito simples do subjuntivo. Ex.: ficasse, falasse. 


Algumas palavras com SS:

agressão
permissão
impressão
remissão
concessão
demissão
omissão
transmissão
progressão
regressão
transgressão
retrocesso
intercessão
sucessão
acesso
acessível
acessório
apressar
apressado
assentar
assentados
compasso
fracasso
missa
missão
russo
sobressair



Escreve-se com C ou Ç: os vocábulos de origem árabe: cetim, açucena, açucar.

*os vocábulos de origem tupi, africana ou exótica: cipó, juçara, caçula, cachaça, cacique. 
*os sufixos aça, aço, ação, çar, ecer, iça, nça, uçu, uço: barcaça, ricaço, aguçar, empalidecer, carniça, caniço, esperança, carapuça, dentuço. 
*nomes derivados do verbo ter: abster-abstenção / deter-detenção / ater-atenção / reter-retenção. 
*após ditongos: foice, coice, traição
*palavras derivadas de outras terminadas em te, to(r): marte-marciano / infrator-infração / absorto-absorção 

PALAVRAS COM   C

coice
foice
toucinho
cetim
acessível
acesso
acessório
decente
disfarce
incentivo
obcecar
vacilar
                                     
                                          
  PALAVRAS  COM   Ç

açaí
Turiaçu
beiço
exceção
açude
adereço
alça
alcançar
almaço
almoço
baço
caçar
caçula
camurça
cansaço
maciço
miçanga
torção
muçulmano
paçoca
aspiração
ricaço
respiração
pontuação
sumiço
atenção
abstenção
contenção
detenção
retenção
intenção
correção
ouço


O fonema Z: 

Escreve-se com S e não com Z:
*Os sufixos: ês, esa, esia e isa, quando o radical é substantivo, ou em gentílicos ou títulos nobiliárquicos: freguês, freguesa, freguesia, poetisa, baronesa, princesa, etc. 
*os sufixos gregos: ase, ese, ise e ose: catequese, metamorfose, 
*as formas verbais pôr e querer: pôs, pus, quisera, quis, quiseste. 
*nomes derivados de verbos com radicais terminados em "d": aludir - alusão / decidir-decisão / empreender-empresa / difundir-difusão
*os diminutivos cujos radicais terminam com "s": Luís-Luisinho / Rosa-Rosinha / lápis-lapisinho 
*após ditongos: coisa, pausa, pouso
*em verbos derivados de nomes cujo radical termina com "s": anális(e) + ar - analisar / pesquis(a) + ar-pesquisar 



Escreve-se com Z e não com S: 

*os sufixos gregos: "ez" e "eza" das palavras derivadas de adjetivo: macio-maciez / rico-riqueza
*os sufixos "izar" (desde que o radical da palavra de origem não termine com s: pé + inho-pezinho / café + al-cafezal # lápis + inho - lapisinho. 



PALAVRAS  COM    Z


acidez
altivez
certeza
incerteza
embriaguez
limpeza
canzarrão
homenzarrão
avezinha
rapazote
atriz
embaixatriz
imperatriz
aterrorizar
atualizar
economizar
fiscalizar
zebra
zona
zoo
zoológico
zoologia
zumbi
beleza
fraqueza
magreza
mesquinhez
pequenez
timidez
concretizar
legalizar
moralizar
amenizar
anelzinho 
cafezinho
pezinho
nozinho




O fonema J: 

Escreve-se com G e não com J:
*as palavras de origem grega ou árabe: tigela, girafa, gesso. 
*estrangeirismo cuja letra G é originária: sargente, gim. 
*as terminações: agem, igem, ugem, ege, oge (com poucas exceções): imagem, vertigem, penugem, bege, foge. 

Observação: exceção: pajem

*as terminações: ágio, égio, ígio, ógio, ugio: sortilégio, litígio, relógio, refúgio.
*os verbos terminados em ger e gir: eleger, mugir.
*depois da letra "r" com poucas exceções: emergir, surgir. 
*depois da letra "a", desde que não seja radical terminado com j: ágil, agente. 




Escreve-se com J:

*as palavras de origem latinas: jeito, majestade, hoje. 
*as palavras de origem árabe, africana ou exótica: jiboia, manjerona. 
*as palavras terminada com aje: aje, ultraje.



Fonema CH:

Escreve com x:
*as palavras de origem tupi, africana ou exótica: abacaxi, muxoxo, xucro. 
*as palavras de origem inglesa (sh) e espanhola (j): xampu, lagartixa. 
*depois de ditongo: frouxo, feixe.
*depois de "en": enxurrada, enxoval. 

Observação: exceção: quando a palavra de origem não derive de outra iniciada com ch - cheiro - (enchente)



Escreve com CH: 
*as palavras de origem estrangeira: chave, chumbo, chassi, mochila, espadachim, chope, sanduíche, salsicha. 





Fonte: http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/ortografia











domingo, 14 de maio de 2017

ATOS DE OFÍCIO - PROCESSO


CONCEITO DE PROCESSO: Processo é o instrumento da jurisdição, ou seja, é ele que possibilita ao Estado que diga o direito no caso concreto. São duas as noções essenciais que se ligam ao processo: uma formal, que é a de procedimento; e uma material que é a de relação jurídico-processual.

Para que o processo aconteça é necessário estabelecer uma sequência de atos processuais, logicamente encadeados, até que ao final se ofereça a prestação jurisdicional, o que se denomina procedimento. 

O código de Processo Civil traz os procedimentos comuns - ordinário e sumário - e os procedimentos especiais. 

É entendido como mecanismo de legitimação do Poder Estatal, um instrumento para a obtenção de uma tutela justa. Através dele busca-se a prestação de uma solução jurisdicional com maior rapidez, aceitação, satisfação e confiança da sociedade. 

Dentro desse contexto, o processo é dissociado do direito material, tornando-se autônomo em relação a esse, alcançando natureza pública, uma vez que o Estado é quem determina a forma de atuação do ordenamento jurídico. 

Diferença entre processo e procedimento: O processo é identificado a partir de seu escopo jurídico e procedimento é um encadeamento de atos que formam um rito judicial. 



O escopo jurídico, que consiste na atuação da vontade concreta da lei. A jurisdição tem por fim primeiro, portanto, fazer com que se atinjam, em cada caso concreto, os objetivos das normas de direito substancial;



TIPOS DE PROCESSO CIVIL

Um processo pode ter naturezas diversas conforme o fim ao qual se preste. São tipos de processo: conhecimento, execução e cautelar. 

O processo de conhecimento: é nesse tipo de processo que se busca a satisfação de uma pretensão. Ou seja, nele que a parte apresenta uma expectativa de Direito e postula à autoridade jurisdicional que a reconheça. A pretensão poderá ter cunhos variados, o que implica em naturezas diversas da sentença: 


  • Meramente declaratórias - É aquela pela qual o juiz atesta ou certifica a existência ou não de uma relação / situação jurídica controvertida ou a falsidade / autenticidade de um documento. Natureza extunc. Não forma título executivo. Ex: investigatória de paternidade, usucapião, nulidade de negócio jurídico, sentenças de improcedência, interdição.
  • Constitutivas ou desconstitutivas - é aquela pelo qual o juiz cria, modifica ou extingue uma relação ou situação jurídica. Natureza ex nunc. Não forma título executivo. Ex.: adoção, adjudicação compulsória, ação de revisão de clausula contratual, modificação de guarda, divórcio, desconstituição do poder familiar, ação rescisória ou rescisão de contrato. 
  • Condenatórias - É aquela em que se reconhece um dever de prestar cujo inadimplemento autoriza o incio da fase de cumprimento e de execução. Resulta na formação de um título executivo judicial. O juiz não só declara a existência do direito em favor do autor, mais concede a ele a possibilidade de valer-se de sanção executiva, fornecendo-lhe meios para tanto. a eficácia é ex tunc, retroagindo à data da propositura da ação. Ex.: cobrança, indenizatória, repetição de indébito, ação de regresso. 

O inadimplemento é o descumprimento da obrigação assumida, voluntaria ou involuntariamente, do estrito dever jurídico criado entre os que se comprometeram a dar, a fazer ou a se omitir de fazer algo, ou o seu cumprimento parcial, de forma incompleta ou mal feita.


Processo de execução - É o que se presta a satisfação do credor. Em outras palavras, a pessoa que ingressa com o processo de execução já possui um título executivo, que pode ser judicial ou extrajudicial, mais o devedor se recusa a cumprir com a obrigação ali reconhecida. Então, não é preciso declarar um direito ou obter uma condenação - a obrigação existe e já está consubstanciada no título - mas sim é necessário tomar providências concretas para que o devedor cumpra com a obrigação. 

Processo cautelar ou de antecipação de tutela (processo de urgência) - por seu turno, pode trazer um pedido cautelar ou um pedido de antecipação de tutela. A diferença é que na tutela antecipada de mérito o juiz concede (total ou parcialmente) o provimento jurisdicional, ainda que em caráter provisório, antes do momento em que normalmente o faria. Então na tutela antecipada o juiz antecipa a resposta do mérito que, caso contrário, apenas viria na sentença. Diferentemente, na medida cautelar são tomadas providências que visam afastar um risco existente para garantir a eficácia do provimento jurisdicional. Logo, não há adiantamento do pedido. A cautelar serve para proteger pessoas, provas e bens em situação de risco. 






EDITAL CONCURSO TJMG 2017





Excelente notícia para os concurseiros/as de Minas Gerais. O Tribunal de Justiça do Estado (Concurso TJMG) divulgou no Diário de Justiça Eletrônico o aguardado edital TJMG para abertura de concurso público para carreiras de nível médio. No total, são oferecidas 15 vagas, mas os candidatos não devem se intimidar, pois a tradição de nomeação do órgão é alta e os cargos vagos também.
A oferta está dividida entre as carreiras oficial de apoio judicial (Justiça Comum e Juizado Especial) e oficial judiciário (Comissionário da Infância e da Juventude), sendo 10 para a primeira e 5 para a segunda, além da formação de cadastro de reserva. 
As inscrições para o concurso TJMG estarão abertas das 14h do dia 19 de junho de 2017, seguindo até às 17h do dia 28 de julho de 2017, pelo site da organizadora, a Consulplan. A taxa é de R$ 60, devendo ser paga até o dia 31 de julho de 2017, em qualquer banco, bem como nas casas lotéricas e nos Correios, observados os horários de atendimento e das transações financeiras de cada instituição, ou ainda por meio de Internet Banking ou caixa eletrônico.
Para candidatos de outros estados, o TJMG é um órgão do Poder Judiciário de Minas, com sede na cidade do Belo Horizonte e jurisdição em todo o território estadual.
Saiba mais sobre o concurso TJMG: edital, atribuições do cargos, remuneração e muito mais!

RESUMO BOTÂNICA – COLEÇÕES BOTÂNICAS, RAIZ, CAULE E FOLHA

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