domingo, 8 de julho de 2018

RESUMO BIOLOGIA

Ecologia 

Atualmente, encontramos temas de ecologia presentes diariamente nas manchetes de jornais, artigos de revistas, nos programas de televisão, em palestras, congressos, campanhas populares e providências do governo. Desmatamentos, poluição da atmosfera, dos rios e dos mares, extinção de espécimes da flora e fauna, efeito estufa, alterações climáticas, destruição da camada de ozônio, entre outros, são temas que percorrem nossa mente quando ouvimos a palavra ecologia. Mas qual é seu o campo de estudo? Etimologicamente, a palavra ecologia provém do grego oikos, "casa", e lagos, "estudo", "tratado". O "estudo da casa", ou melhor, o "estudo do ambiente". Entretanto, a ecologia não é somente o estudo do ambiente, mas o de um complexo relacionamento que existe entre os seres, reciprocamente e destes com o ambiente. Ela envolve vários ramos do conhecimento científico, compreendendo a fisiologia dos seres vivos, seu comportamento, sua genética e sua evolução biológica. Além disso, são necessários conhecimentos de clima e de muitos conceitos de física e química aplicados à luz, água, ar e solo, enfim, aos fatores não vivos do meio. Utilizamos o termo ecobiose para designar as relações entre os seres e o meio ambiente. Já o termo alelobiose é usado para definir as relações entre os seres.

Os níveis de organização
Observando organismos mais complexos percebemos níveis diferentes de organização. Para cada função existe um grupo de células especializadas que se agrupam em tecidos. Tecidos se agrupam para formar órgãos, e estes se organizam em sistemas. Finalmente sistemas se integram para formar um organismo. Os níveis de organização superiores ao de um organismo são alvos de estudo da ecologia. São eles:

 => População: é um conjunto de número variável de indivíduos da mesma espécie convivendo em uma mesma área. Exemplo: A população humana de uma cidade, uma população de esquilos de uma floresta ou de sapos em uma lagoa. 

=>Comunidade: Populações não estão isoladas. Elas dependem uma das outras. Os animais dependem das plantas, pois estas são responsáveis pela produção de matéria orgânica através da fotossíntese. Chamamos de comunidade biótica, o conjunto de organismos de espécies distintas (populações) que convivem em uma mesma área, mantendo entre si um relacionamento que pode ser harmônicos entre e desarmônicos entre outros. 

=> Ecossistema: É o resultado dos inter-relacionamentos que os seres praticam entre si e com o meio ambiente, levando a formação de complexos sistemas constituídos por fatores bióticos (organismos) e abióticos (condições ambientais - luz, temperatura, umidade, salinidade, etc.) com uma contínua passagem de matéria e energia entre eles. Exemplo: Uma floresta com seu tipo de vegetação, seus animais, seu tipo de solo e seu clima característico. 

=> Biosfera: Podemos imaginar uma grande variedade de ecossistemas terrestres e aquáticos (mares, rios e lagos) em nosso planeta. O conjunto de ecossistemas de nosso planeta é chamado de biosfera. Podemos conceituar a biosfera, como uma camada de 15 km de espessura (da montanha mais alta até as partes mais profundas do oceano), que circunda nosso planeta e que contem toda a vida existente nele.

As divisões da biosfera
Devido a grande variedade de ecossistemas existentes na biosfera, esta é dividida em três partes distintas que chamamos de biociclos:

ü  Biociclo terrestre ou epinociclo;
ü  Biociclo marinho ou talassociclo;
ü  Biociclo dulcícola ou limnociclo;

A) Biociclo terrestre ou Epinociclo: É a parte da biosfera que congrega todos os ecossistemas de terra firme. Eles incluem florestas, campos, praias, desertos e montanhas. Apesar de representar apenas 28% da área do globo terrestre, é ainda assim o biociclo que possui a maior biodiversidade. Isso se deve a grande variedade de climas e a presença de barreiras geográfica, que permitem a formação de novas espécies.

B) Biociclo marinho ou Talassociclo: Os mares e oceanos ocupam cerca de 70% do globo terrestre formando o maior dos biociclos. Entretanto apesar de apresentar populações bastante numerosas o talassociclo apresenta menor número de espécie que o epinociclo. Isso se deve a pouca variação nas condições climáticas nos ambientes aquáticos. As variações da temperatura são atenuadas, pelo alto calo específico da água, e pelas correntes marítimas que realizam a circulação das camadas de água e sua uniformização. Podemos dividir o talassociclo de acordo com a profundidade (sistema litorâneo e abissal), a intensidade de luz (zona eufótica, disfótica e afótica) e tipos de organismos (plâncton [fitoplancton => algas e zooplancton => microcrustáceos], nécton e bentos).

 C) Biociclo dulcícola (água doce) ou Limnociclo: É formado pelo conjunto de rios, córregos, lagos, pântano, brejos e até mesmo uma simples poça de água. É o menor dos biociclos (0,017% da água do planeta), possuindo menor salinidade e profundidade que o talassociclo.

Alguns conceitos ecológicos importantes

Habitat:
Os seres vivos possuem um lugar específico onde se desenvolvem. Assim, se dissermos que o mar é ambiente de uma determinada espécie estaremos sendo pouco claros, pois o ambiente marinho oferece uma grande variedades de opção de vida. Duas espécies podem ser de ambiente marinho, mas uma pode estar adaptada para no fundo e outra para vida presa aos rochedos. O habitat de uma espécie é a localização mais precisa de uma espécie em seu ambiente. Ele determina as condições de sobrevivência e reprodução do grupo. O habitat não é exclusivo de uma única espécie. Dessa forma, podemos encontrar diversas espécies ocupando o mesmo habitat.

 Nicho:
O conceito de nicho está associado à posição biológica ou funcional que uma espécie ocupa num determinado ecossistema. O nicho descreve como uma espécie usa os recursos do ambiente (como utiliza a energia circulante, o que come, onde, como e que momento do dia o faz), como ela é afetada por fatores físicos (a que horas do dia ou da noite, ou em que estação do ano tem maior atividade ou se reproduz) e por outras espécies e como sua existência afeta outros organismos que vivem no mesmo habitat (se são predadores ou presas). Ou seja, como a espécie se apresenta no quadro geral do ecossistema. Podemos dizer de forma geral, que se o habitat é o lugar físico, então o nicho é o lugar funcional de determinada espécie em um ecossistema. Espécies convivendo em um mesmo habitat possuem nichos ecológicos diferentes. Mesmo que haja uma sobreposição, ela será somente parcial. Ou seja, dois animais podem se alimentar de forma semelhante e procurar alimentos em horários parecidos, mas dificilmente serão iguais em todos os seus hábitos. Eles podem, por exemplo, se reproduzir em épocas diferentes do ano. Podemos admitir a sobreposição, mas não a igualdade de nichos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESUMO BOTÂNICA – COLEÇÕES BOTÂNICAS, RAIZ, CAULE E FOLHA

RESUMO BOTÂNICA – COLEÇÕES BOTÂNICAS, RAIZ, CAULE E FOLHA Coleções Botânicas à Reuniões ordenadas de vegetais ou parte deles par...