terça-feira, 29 de setembro de 2015

Educação Brasileira: Um longo caminho a ser percorrido

A Educação brasileira ainda se distancia muito da realidade considerada aceitável para um país de grande porte como o Brasil, referente a todas as áreas de atuação, não podendo sequer compará-la ao nível educacional encontrado em países desenvolvidos. O distanciamento da real necessidade educacional reflete os baixos investimentos do país em Educação, dando muito mais importância ao setor comercial e outros, deixando a Educação à mercê das tristes condições encontradas atualmente.
Dessa forma, a precária educação, sendo a base ideológica e formadora de uma população, causa um aumento da violência e desemprego, levando ao crescimento da desigualdade social, como também dificuldades enfrentadas em diversas áreas que tratam do relacionamento interpessoal para se manter, como as relações comerciais, políticas e judiciais. Logo, pessoas de baixa escolaridade têm suas chances de emprego e qualidade de vida brutalmente diminuídas, já que a sociedade atual está cada vez mais competitiva, selecionando os mais aptos, tendo em vista que a oferta é menor que a procura, fazendo com que essas pessoas que vivem à margem da população ingressem na marginalidade. Além disso, a formação de políticos corruptos afeta ainda mais a Educação através do desvio de verbas e lavagem de dinheiro.
Porém, o governo tem tomado certas decisões que aparentemente resolvem a situação, como no caso do ENEM, a criação de cotas que, além de discriminatórias, são um escape para os investimentos a longo prazo na Educação pública do país, no entanto, o Plano Nacional de Educação (PNE) exige que o governo federal destine 10% do PIB para a educação pública no período de dez anos, além de outras medidas tomadas pela Conferência Nacional de Educação (CONAE) que visa aumentar as estatísticas de crianças em creches (50%), pré-escola (100%), universalização do Ensino fundamental, garantir educação dos jovens de 15 a 17 anos (85%) no ensino médio, e de 18 a 24 anos(3%) no superior.
Portanto, além dessas inúmeras medidas que foram aprovadas e devem ser cumpridas num prazo de dez anos, tem-se que[é preciso investir em infraestrutura e principalmente na qualificação dos profissionais responsáveis pela formação educacional dos cidadãos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESUMO BOTÂNICA – COLEÇÕES BOTÂNICAS, RAIZ, CAULE E FOLHA

RESUMO BOTÂNICA – COLEÇÕES BOTÂNICAS, RAIZ, CAULE E FOLHA Coleções Botânicas à Reuniões ordenadas de vegetais ou parte deles par...