sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PÍLULA DO DIA SEGUINTE - ANTES TARDE DO QUE NUNCA

A pílula do dia seguinte é um dos mais controversos métodos contraceptivos. Esse medicamento é constituído por progesterona, um hormônio feminino que agirá de modo a impedir a ovulação da mulher, prevenindo que ela engravide. É verdade que este método não é ideal, porém seu uso e divulgação são extremamente importantes.
Existem muitos outros métodos contraceptivos que são mais confiáveis e seguros do que a pílula do dia seguinte. Primeiramente, há a ocasional ineficácia deste medicamento. Mesmo que a mulher tome a pílula nas primeiras 24 horas após a relação, há uma chance de que ela não funcione. Neste aspecto, percebe-se que tomar a pílula do dia seguinte não pode ser sempre a primeira opção, pois não é totalmente confiável. Além disso, os parceiros das mulheres que fazem uso indiscriminado desta pílula muitas vezes não usam preservativo. Assim, elas colocam-se em risco de serem infectadas por alguma doença sexualmente transmissível, já que a pílula não oferece proteção contra essas doenças. Muitas das mulheres que fazem uso frequente desse medicamento não vão ao ginecologista, pois não é necessário receita para comprá-lo. Isso também é arriscado, visto que qualquer mulher sexualmente ativa deve se consultar com um profissional para estar ciente dos riscos de certos medicamentos e para verificar se está saudável.
Embora existam aspectos negativos no uso da pílula do dia seguinte, os benefícios que ela pode trazer justificam sua existência e comercialização. No caso de não terem usado proteção durante o ato sexual ou no caso de falha de algum método de proteção (como o rompimento de uma camisinha), as mulheres ainda podem evitar uma gravidez indesejada graças à existência da pílula do dia seguinte. Se não houvesse disponibilidade desse medicamento, muitas mulheres despreparadas psicológica e economicamente teriam que arcar com a responsabilidade moral e financeira de criar um filho. Para a mãe, isso pode significar ter que desistir dos estudos para encontrar um trabalho, abrir mão de várias partes de sua vida social e reorganizar sua vida em torno de um filho que não quer, causando frustração e estresse. A criança que será criada por uma mãe despreparada poderá sofrer de abandono emocional, sentimentos de desamparo ou até ter carência de uma boa educação. O uso da pílula do dia seguinte previne esses problemas e ainda é seguro fisiologicamente, pois não altera o funcionamento do corpo de modo a causar problemas sérios de saúde à mulher. Afinal, os efeitos colaterais são mínimos, como náuseas e vômito, e não se manifestam na maior parte das mulheres.
Portanto, mesmo que a pílula do dia seguinte não seja o método contraceptivo ideal, ela traz importantes benefícios e deve ser utilizada quando necessário. A sua eventual ineficácia e falta de proteção contra doenças justificam que esse método seja usado emergencial e esporadicamente, porém nada justificaria a proibição de seu uso. Essa pílula é um meio seguro de se certificar de que um descuido ou acidente durante uma relação não levem a uma gravidez indesejada. É melhor remediar tarde do que levar um erro para a vida.
Giovanna Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESUMO BOTÂNICA – COLEÇÕES BOTÂNICAS, RAIZ, CAULE E FOLHA

RESUMO BOTÂNICA – COLEÇÕES BOTÂNICAS, RAIZ, CAULE E FOLHA Coleções Botânicas à Reuniões ordenadas de vegetais ou parte deles par...