Texto
Os concursos
apresentam questões interpretativas que têm por finalidade a identificação de
um leitor autônomo. Portanto, o candidato deve compreender os níveis
estruturais da língua por meio da lógica, além de necessitar de um bom
léxico internalizado.
As frases produzem significados
diferentes de acordo com o contexto em que estão inseridas. Torna-se, assim,
necessário sempre fazer um confronto entre todas as partes que compõem o texto.
Além disso, é fundamental apreender
as informações apresentadas por trás do texto e as
inferências a que ele remete. Este procedimento justifica-se por um texto ser sempre produto de uma postura ideológica do autor diante de uma temática qualquer.
inferências a que ele remete. Este procedimento justifica-se por um texto ser sempre produto de uma postura ideológica do autor diante de uma temática qualquer.
Denotação e
Conotação
Sabe-se que não há
associação necessária entre significante (expressão gráfica, palavra)
e significado, por esta ligação representar uma convenção. É baseado neste
conceito de signo lingüístico (significante + significado) que se constroem as
noções de denotação e conotação.
O sentido denotativo das palavras é
aquele encontrado nos dicionários, o chamado sentido verdadeiro, real. Já o uso
conotativo das palavras é a atribuição de um sentido figurado, fantasioso e
que, para sua compreensão, depende do contexto. Sendo assim, estabelece-se,
numa determinada construção frasal, uma nova relação entre significante e
significado.
Os textos literários exploram
bastante as construções de base conotativa, numa tentativa de extrapolar o
espaço do texto e provocar reações diferenciadas em seus leitores.
Ainda com base no signo lingüístico,
encontra-se o conceito de polissemia (que tem muitas significações).
Algumas palavras, dependendo do contexto,
assumem múltiplos significados, como, por exemplo, a palavra ponto: ponto de
ônibus, ponto de vista, ponto final, ponto de cruz ... Neste caso, não se está
atribuindo um sentido fantasioso à palavra ponto, e sim ampliando sua
significação através de expressões que lhe completem e esclareçam o sentido.
Como Ler e Entender
Bem um Texto
Basicamente, deve-se alcançar a dois
níveis de leitura: a informativa e de reconhecimento e a interpretativa. A
primeira deve ser feita de maneira cautelosa por ser o primeiro contato com o
novo texto. Desta leitura, extraem-se informações sobre o conteúdo abordado e
prepara-se o próximo nível de leitura. Durante a interpretação propriamente
dita, cabe destacar palavras-chave, passagens importantes, bem como usar uma
palavra para resumir a idéia central de cada parágrafo. Este tipo de
procedimento aguça a memória visual, favorecendo o entendimento.
Não se pode desconsiderar que, embora
a interpretação seja subjetiva, há limites. A preocupação deve ser a captação
da essência do texto, a fim de responder às interpretações que a banca
considerou como pertinentes.
No caso de textos literários, é
preciso conhecer a ligação daquele texto com outras formas de cultura, outros
textos e manifestações de arte da época em que o autor viveu. Se não houver
esta visão global dos momentos literários e dos escritores, a interpretação
pode ficar comprometida. Aqui não se podem dispensar as dicas que aparecem na
referência bibliográfica da fonte e na identificação do autor.
A última fase da interpretação
concentra-se nas perguntas e opções de resposta. Aqui são fundamentais
marcações de palavras como não, exceto, errada, respectivamente etc. que
fazem diferença na escolha adequada. Muitas vezes, em interpretação,
trabalha-se com o conceito do "mais adequado", isto é, o que responde
melhor ao questionamento proposto. Por isso, uma resposta pode estar certa para
responder à pergunta, mas não ser a adotada como gabarito pela banca
examinadora por haver uma outra alternativa mais completa.
Ainda cabe ressaltar que algumas
questões apresentam um fragmento do texto transcrito para ser a base de
análise. Nunca deixe de retornar ao texto, mesmo que aparentemente pareça ser
perda de tempo. A descontextualização de palavras ou frases, certas vezes, são
também um recurso para instaurar a dúvida no candidato. Leia a frase anterior e
a posterior para ter idéia do sentido global proposto pelo autor, desta maneira
a resposta será mais consciente e segura.
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